Eu, como sempre, atrasada.
Como diz o ditado, antes tarde do que nunca!
Final de semana que passou fui pra Caxias para participar do encontro Encrespa Geral do Rio e aproveitei e marquei com a Fabiana Lima do canal Beleza de Preta de fazermos um vídeo juntas.
Depois de muita conversa resolvemos fazer um vídeo sobre o Dia da Consciência Negra.
Você pode assistir o vídeo no meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=IeH7ZCg_V6Y&feature=c4-overview&list=UUnwx7T4dYz_3Oeun6ebsAOg
Ou no canal da Fabiana: http://www.youtube.com/user/belezadepretta
Foi muito bom ter esta conversa com a Fabi, mulher linda e com muitas coisas pra ensinar.
Fabi, você é meu espelho.
Espero que gostem.
Beijocas
Excelente esse bate papo de voces. Essa conversa deveria ir par o ho´rio nobre de um canal aberto.
ResponderExcluirVou sugerir voces como pauta do Esquenta!
Parabéns meninas, pela iniciativa, coragem e clareza na exposição de fatos.
Amo as duas. Beijos!
Obrigada Maria. Acho que o esquenta não seria o programa para este tipo de debate sério.
ExcluirBjs
Eu também acho que não. Talvez a Liga ou ainda o Globo Repórter. Valeu!
ExcluirLegal, meninas! É preciso debater esse assunto, acreditar em mudanças. Infelizmente, temos que lidar com a falta de CONSCIÊNCIA, que deveria ser abrangente o bastante para não ter que subdividir em consciência negra, ambiental, disso e daquilo. No Brasil, diferentemente dos EUA, não vemos nem muito interesse, econômico que seja, nessa população que demanda produtos apropriados para cabelo afro e pele não branca. Eu tb me pergunto o porquê. Espero que isso tb mude. Parabéns pelo trabalho, meninas!
ResponderExcluirObrigada Luza, também esperamos a mudança e devemos lutar por ela. Beijocas
ExcluirAi meninas, eu estava fazendo um trabalho e fiquei dias sem acessar meus blogs preferidos, por isso só hoje vi o vídeo. Pena mesmo. Se tivesse visto, pediria a permissão de vcs pra usá-lo em sala de aula.
ResponderExcluirFabi, já me senti como sua amiga numa loja de roupas. Estava com uma amiga negra, ela entrou e eu um pouco mais atrás. A vendedora a ignorou e veio na minha direção. Eu disse " Querida, a cliente é ela. Estou só acompanhando". A mulher a olhou de cima a baixo como quem diz "como essa aí vai comprar nessa loja?"
Outro dia numa aula falei algo sobre cabelo e vi o constrangimento de uma aluna negra. Nessas horas, Rosa, é que sinto vontade de dizer: meninas vejam o canal da Rosa e da Fabi!
Vocês são o espelho!
Tenho uma sobrinha negra e andei como uma louca a procura de uma boneca parecida com ela. Encontrei uma amiga da Barbie de longos cabelos lisos. Tá! Então fazem uma boneca negra, mas de "cabelo ruim" já é demais. Essa loja é enorme. Dei um giro de 360º e só havia essa boneca. Triste. Como uma menina negra pode se ver, se achar bonita com suas próprias características, gente? Isso cruel.
Não sou negra, mas sou nordestina e não tenho corpinho de modelo. Sinto um pouco dessa discriminação, pq gordos na tv só servem para palhaços, mas isso é outra coisa, envolve outros fatores.
Algo que me irrita profundamente nas novelas da Globo é a presença de atores negros como empregadas domésticas, motoristas e bandidos. Gente, isso já deu!
Já escrevi demais. Rosa vai até ter preguiça de ler. HAHAHA!!!
Mas o que eu queria dizer é que, graças a meninas como vocês, muitas brasileirinhas vão poder crescer tendo em quem se inspirar. Parabéns! Obrigada!
Ah, e eu não desisti de usar o vídeo numa aula não. Vocês me autorizam?
E como a Fabi diz: Um grande, grande, grande beijo pras duas!
Olá Andrea, obrigada pelo seu comentário, já mostrei pra Fabi e ela também adorou. Fique a vontade pra usar o vídeo nas suas aulas. Precisamos mais falar do racismo e não fingir que ele não existe ou ficarmos com medo do povo da consciência humana achar que estamos nos fazendo de vítima. Beijocas
Excluir