terça-feira, 22 de novembro de 2016

Onde me vejo - Atrizes

Olá pessoas! 

O post de hoje é para homenagear as grandes atrizes negras. Graças a essas mulheres, eu e outras tantas mulheres negras podemos nos ver na TV e no cinema. 

Acho que nem preciso falar que essas mulheres romperam barreiras, já que a nossa mídia é extremamente branca. Onde pessoas brancas se pintavam de preto para interpretar personagens negros, já que não queriam o negro de verdade em seus programas. 

Essas mulherem foram e ainda são inspiração para muitas atrizes que vieram depois delas.

RUTH DE SOUZA

 

Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921 no Rio de Janeiro, depois foi para Minas Gerais onde viveu até os 9 anos de idade, com a morte do pai, ela e a mãe voltaram para o Rio.

Em 1945 Ruth entra para o Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias do Nascimento. Ela foi a primeira atriz negra a subir no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça  O Imperador Jones.

Ruth passou um ano nos Estados Unidos estudando na Universidade de Harvard e na Academia Nacional do Teatro.

Sua estreia no cinema foi em 1948 no filme Terra Violenta.

Ruth atuou em 42 produções para TV, entre novelas e minisséries , 33 Filmes e 19 peças de teatro.

A grande atriz Ruth de Souza era para ser reconhecida por todo o país da democracia racial, mas como sabemos que essa tal democracia é só da boca pra fora, muitos não conhecem essa grande mulher. Ela abriu portas e foi inspirações para outras mulheres negras.

Ainda vou escrever mais sobre Ruth, pois estou lendo um livro sobre um período da vida dela chamado : Uma Estrela Negra No Teatro Brasileiro.


Se você esta em São Paulo, aproveite e vá no CCBB que até dia 28/.11 tem a exposição Perola Negra: Ruth de Souza.


LÉA GARCIA



Léa Garcia nasceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1933, foi criada pela avó materna desde os 11 anos de idade, após o falecimento da mãe.

Aos 16 anos Léa conheceu o Teatro Experimental do Negro e para assistir os espetáculos passou a negligenciar os estudos, e por isso o pai lhe deu um surra em praça pública, com isso Léa fugiu de casa e foi viver com Abdias do Nascimento, fundador do Teatro. Com ele teve dois filhos e se tornou militante contra a discriminação racial e de gênero.

Em 1952 estreou como atriz na peça Rapsódia Negra. Em 1959 estrou no cinema no aclamado Orfeu Negro.

Léa foi a única brasileira escolhida pelo Guilford College dos Estados Unidos como uma das dez mulheres do século XX que mais contribuíram para luta dos direitos humanos e civis.

Léa atuou em mais de 35 novelas e minisséries e 26 filmes.

Outra mulher que merecia muito mais reconhecimento, por toda a sua trajetória. 


NEUZA BORGES



Neuza Borges nasceu em 8 de março de 1941 em Florianópolis,SC. Na infância veio morar em São Paulo. Filha de músico, Neuza desde nova mostrava seu talento nas festas da comunidade, assim foi crescendo o seu desejo de ser uma cantora.

Começou a carreira como Crooner de Orquestra. Em casas noturnas trabalhou com grandes maestros como Clóvis Lima e Salgado Filho, sempre cantando e dançando.

No começo da carreira como atriz atuou em Beto Rockfeller, na extinta TV Tupi.

Neuza participou de produções internacionais, no cinema Francês nos filmes Grandes Roubos, Campeão Brasileiro e O Sequestro. Suas últimas participações em produtos internacionais foram no filme O Herói, produção Angola e Meu Filho Teu, dirigido por Walter Salles.

Nesses anos todos de carreira Neuza tem 34 novelas, 12 filmes e muitas participações em minisséries.

Infelizmente ultimamente Neuza tem aparecido em reportagem para reclamar da falta de oportunidade de trabalho. Se já tem poucos negros novos na TV, imaginem como é difícil para ela arrumar um bom papel.



ZEZÉ MOTTA



Zezé Motta nasceu em 27 de junho de 1944 em Campos dos Goytacazes, mudou para o Rio de Janeiro aos 2 anos de idade.

Zezé frequentou a escola de teatro Tablado, começou sua carreira de atriz em 1967 estrelando a peça Roda-Viva, de Chico Buarque.

A carreira de cantora começou em 1971 em casa noturnas paulistas. Entre 1975 a 1979 lançou três LPs e nos anos 80 lançou mais três. Atualmente esta gravando mais um CD com o nome Samba Mandou me Chamar.

A carreira de Zezé deu um salto grande com a sua atuação no filme Xica da Silva, em que ela interpretava a própria Xica. O filme foi sucesso internacional, fazendo com que ela fosse reconhecida internacionalmente.

Zezé já atuou em mais de 34 novelas/minisséries , 40 filmes e muitas peças de Teatro.

E pra consagrar toda essa belíssima carreira, Zezé vai ser enredo do carnaval em 2017 na Acadêmicos do Sossego.


Eu fico imensamente orgulhosa dessas mulheres, por serem quem são. E desejo que todo o reconhecimento que elas merecem, ainda venha em vida.

Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário