quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

1 de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Olá pessoas!

Vamos falar de coisa muito séria, hoje dia 01 de Dezembro é o dia Mundial de  Luta Conta a AIDS e precisamos ficar atentos a essa doença.


O que é a AIDS

A AIDS é uma doença causada pelo vírus do HIV, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar atacas os linfócitos para continuar a infecção.

O que é o HIV

HIV é a sigla em inglês de vírus da imunodeficiência humana.

O que é o Sistema Imunológico

Sistema Imunológico é o responsável de combater diariamente os ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, ou seja, esse sistema é o que protege o nosso corpo das doenças.

O que é Linfócitos T CD4+

Linfócitos T CD4+ são células de defesa e o principal alvo do vírus do HIV. O HIV liga-se a um componente da membrana dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior para se multiplicar. Com isso o sistema vai perdendo o seu poder de defesa e deixa o corpo vulnerável para as doenças.

Quanto a AIDS foi descoberta

Nos anos de 1977 e 1978, ocorreram os primeiros casos nos Estados Unidos, Haiti e Africa Central, porém só em 1982 classificaram a nova síndrome.

No Brasil os primeiros casos foram em 1980 em SP e também só foi classificado como AIDS em 1982.

Como a AIDS é transmitida

Você pode pegar o vírus do HIV através das relações sexuais desprotegidas, ou seja, USE SEMPRE A CAMISINHA nas suas relações. Pelo compartilhamento de seringas contaminadas  ou de mãe para filho durante a gravidez ou amamentação.

Sintomas da doença

Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é a na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV. O tempo de exposição até os primeiros sintomas da doença pode variar de 3 a 6 semanas. Os primeiros sintomas são muito parecidos com uma gripe. como febre e mal estar, e por isso passam despercebidos.

A próxima fase é o período assintomático, que é marcado pela forte interação das células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus, mas que não enfraquecem o organismo suficiente para permitir novas doenças. Esse período pode levar anos.

Com os frequentes ataques tem uma hora que as células de defesa enfraquecem, o organismo vai ficando mais fraco e vulnerável a doenças comuns, que é a fase Sintomática Inicial  e é caracterizada pela alta redução do linfócitos T CD4+, que são as células de defesa.

A fase mais avançada é chamada de AIDS, é quanto o sistema imunológico já esta bastante enfraquecido e dar chance de aparecer as doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Quem chega a essa fase, por não saber ou por não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer com hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. 

Previna-se

Como a AIDS também é uma doença sexualmente transmissível é de suma importância o usa da camisinha em relações sexuais.

Como o HIV e outros vírus estão presentes no sangue, há risco de infecção a cada vez que se divide seringas, agulhas, alicates ou qualquer outro produto que corte ou fure. Por isso recomenda-se não dividir equipamentos para uso de drogas.

Tratamento

O acompanhamento médico é fundamental, tanto para quem não apresenta os sintomas e não toma remédios (fase assintomática) , quanto para quem já exibe os sintomas da doença e segue o tratamento com os medicamentos antirretrovirais. E também fazer exames de rotina passados pelo médico.

Os antirretrovirais são medicamentos que surgiram nos anos 1980, para impedir a multiplicação do vírus. Eles não matam o vírus do HIV, mas ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. 

Desde 1996 o Brasil distribui gratuitamente o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento. O problema é que como nosso sistema de saúde esta precário, muitas vezes faltam esses medicamentos.

População negra e a AIDS

E mais uma vez a vulnerabilidade da população negra é vista nos dados do controle de AIDS, Várias especialistas afirmam que por causa da vulnerabilidade social e não uma causa biológica, pessoas negras morrem mais de AIDS.    

Eliana Gutierrez, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS de São Paulo diz que hoje o risco de uma pessoas negra, infectada pelo vírus, morrer é de 2,4 vezes maior que uma pessoa branca.

As especialistas afirmam que o racismo institucional e a falta de acesso aos serviços existe e precisa ser combatido.

Leia AQUI a matéria completa.


Então pessoas vamos nos proteger e sempre que possível fazer os testes, principalmente se você tem relações sexuais sem o uso de camisinha e divide equipamentos para o uso de drogas.

Lembrem-se: sua vida importa.

Fonte para meu post, AQUI

Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário