terça-feira, 11 de outubro de 2016

Dia das Crianças - Crespinhos SA

Olá pessoas!

Amanhã é comemorado o dia das Crianças, junto com o feriado Católico de Nossa Senhora Aparecida.

Por isso resolvi falar de um projeto muito lindo para as crianças negras, o projeto Crespinhos SA.



O que é a Crespinhos SA? 

Nas palavras da criadora, a Renata Morais: A Crespinhos é uma produtora que atua na Zona Oeste do Rio de Janeiro e estende o seu trabalho para todo o Estado. As nossas ações são voltadas para crianças e adolescentes negros. O nosso objetivo é inserir essa criança/adolescente no protagonismo da moda, publicidade e etc. 

Vamos voltar um pouco, antes de Crespinhos SA existir... Tudo começou quando a Renata parou de usar química nos cabelos e começou a participar de eventos para crespas levando uma das suas filhas, a Elis. Elis comentava com a mãe como ali tinha tantas pessoas parecidas com ela. 

E com isso a Renata sentia a necessidade de fazer algo pelas crianças negras que não se veem na TV, nas revistas, nas propagandas. Foi criado o projeto 7 meninas crespas, que foi um sucesso na internet, as fotos foram muito compartilhadas, pois era realmente algo lindo e novo, ver aquelas crianças negras e crespas num editorial de moda, coisa que não era nada comum.



Depois do sucesso, os olhos começaram a se voltar para as crianças negras e veio logo em seguida o Clipe com a MC Sofia, que traz na sua música reflexões do que é ser uma criança negra em uma sociedade racista.


Clipe da música Menina Pretinha

"Menina Pretinha
Exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma Rainha"



Making Off do Clipe - Renata com as crianças

Com tudo isso acontecendo várias mães entravam em contato com a Renata e ela sentiu a necessidade de ampliar o projeto e nasceu a Crespinhos SA!!

Com a Crespinhos SA veio o Bailinho da Crespinhos, que acontece uma vez por mês na Praça Seca no Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá.





O Bailinho da Crespinhos também participa de eventos, como o Latinidades em Brasilia, o Encrespa Geral. Baile Black Bom entre outros.

Com esse trabalho de dar visibilidade para as crianças da Crespinhos SA, algumas empresas já estão mudando o seu olhar e inserindo as crianças negras em suas propagandas.




Amanhã vai ter bailinho da Crespinhos SA no Shopping Nova América, aproveita que é feriado e leva as crianças.


Vida longa e próspera para Crespinhos SA!

E para ter mais informações acesse a página da Crespinhos SA no Facebook, Clique AQUI

Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário